Apresentação
A educação é o maior agente de transformação de uma nação e, assim como o ser humano, ela está em constante evolução. Por conta disso, é necessário um trabalho ininterrupto de educadores, coordenadores pedagógicos, família e comunidade em busca de processos educativos significativos vinculados à excelência e contemporaneidade. É de domínio público que um número grande de estudantes brasileiros chega aos oito anos sem estar alfabetizado, o que pode prejudicar a aprendizagem da criança em toda sua vida escolar.
A obra Projeto Alfabetizar, composta por volumes impressos, para o aluno e para o professor o CD de jogos educativos, CD de Canções, mais o Livro da Família (permitindo aos familiares acesso às informações essenciais do desenvolvimento cognitivo das crianças), busca garantir percursos pedagógicos que priorizam o processo de alfabetização até o final do segundo ano do Ensino Fundamental I.
Deve-se levar em conta que na Educação Infantil as crianças recebem informações sobre a escrita quando brincam com a sonoridade das palavras, reconhecendo semelhanças e diferenças entre os termos; manuseiam todo tipo de material escrito, como revistas, gibis, livros, fascículos, etc.; o professor lê para a turma e serve de escriba na produção de textos coletivos, além de interagir e usufruir de tecnologias contemporâneas.
- Projeto Alfabetizar
- Composição: 5 livros sendo 2 livros do aluno, 2 livros do professor e 1 livro da família
- Autor(es): Maria Fernandes e Marco Antônio Hailer
- Categoria: Educação infantil.
- Preço: 119,00
Objetivo Geral da Obra
Os livros têm a meta principal de trabalhar os objetivos de aprendizagem do eixo Análise linguística/Semiótica, que propõe a alfabetização por meio do conhecimento das letras, dos valores sonoros convencionais e da consciência grafo-fonêmica. Apesar da crença no trabalho de Língua Portuguesa centrado no letramento, é justo reconhecer que a alfabetização permite o letramento. No texto da BNCC, há a seguinte citação: O letramento é condição para a alfabetização, para o domínio das correspondências entre grafemas e fonemas, mas a alfabetização e a exploração sistemática dessas relações grafo-fonêmicas são também condição para o letramento. Do mesmo modo, o conhecimento das hipóteses feitas pelas crianças no aprendizado da língua escrita é condição fundamental para o seu aprendizado, mas a análise e a exploração gradual e sistemática das características formais da língua escrita são também condição fundamental da alfabetização. (BNCC)
Objetivos específicos
Diferenciais do projeto